estado

Morre Ibsen Pinheiro, ex-presidente da Câmara, aos 84 anos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mariana Carlesso (Reprodução)

Matéria atualizada em 25 de janeiro de 2020, às 14h08min

Morreu, na noite desta sexta-feira, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro, aos 84 anos. Natural de São Borja, Pinheiro passava por um tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre, e sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 21h de sexta-feira.

Processo vai apurar possíveis irregularidades em novo prédio da Câmara

Jornalista e advogado, ele também foi vereador, deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, deputado estadual e vereador em Porto Alegre. Também conduziu o processo de impeachment do ex-presidente Collor como presidente da Câmara dos Deputados. O político exerceu o cargo de presidente da República duas vezes e também atuou na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Pinheiro também atuou como procurador e promotor do Estado.

O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul. O velório ocorre das 9h às 16h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A cerimônia de cremação será restrita à família.

Confira a nota publicada pelo MDB:
"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do jornalista Ibsen Pinheiro na noite desta sexta-feira, dia 24 de janeiro. Ibsen tinha 84 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre. 

Presidente do MDB gaúcho por dois mandatos (2010 a 2012 e 2015 a 2017), Ibsen foi vereador, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Por duas vezes, exerceu o cargo de presidente da República e teve papel decisivo na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Além de jornalista, Ibsen era advogado, foi procurador de justiça e promotor. 

O Governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul. 

A perda desse grande companheiro - uma das mentes mais brilhantes da política - deixa um vazio no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil. 

O velório ocorrerá das 9h às 16h deste sábado na Assembleia Legislativa. 

Mais informações em breve".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Calendário define prazos para partidos, candidatos e eleitores

Bolsonaro contraria Guedes e nega possibilidade de 'imposto do pecado' Próximo

Bolsonaro contraria Guedes e nega possibilidade de 'imposto do pecado'

Política