data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mariana Carlesso (Reprodução)
Matéria atualizada em 25 de janeiro de 2020, às 14h08min
Morreu, na noite desta sexta-feira, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Ibsen Pinheiro, aos 84 anos. Natural de São Borja, Pinheiro passava por um tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre, e sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 21h de sexta-feira.
Processo vai apurar possíveis irregularidades em novo prédio da Câmara
Jornalista e advogado, ele também foi vereador, deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, deputado estadual e vereador em Porto Alegre. Também conduziu o processo de impeachment do ex-presidente Collor como presidente da Câmara dos Deputados. O político exerceu o cargo de presidente da República duas vezes e também atuou na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Pinheiro também atuou como procurador e promotor do Estado.
O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul. O velório ocorre das 9h às 16h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A cerimônia de cremação será restrita à família.
Confira a nota publicada pelo MDB:
"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do jornalista Ibsen Pinheiro na noite desta sexta-feira, dia 24 de janeiro. Ibsen tinha 84 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.
Presidente do MDB gaúcho por dois mandatos (2010 a 2012 e 2015 a 2017), Ibsen foi vereador, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Por duas vezes, exerceu o cargo de presidente da República e teve papel decisivo na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Além de jornalista, Ibsen era advogado, foi procurador de justiça e promotor.
O Governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul.
A perda desse grande companheiro - uma das mentes mais brilhantes da política - deixa um vazio no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil.
O velório ocorrerá das 9h às 16h deste sábado na Assembleia Legislativa.
Mais informações em breve".